Thought Control Questionnaire - Insomnia Revised (TCQI-R)

Title of the Portuguese Version

Questionário de Controlo do Pensamento na Insónia – Revisto

Original Version

Ree, Harvey, Blake, Tang, & Shawe-Taylor (2005)

Portuguese Version

Marques, Nóbrega, & Correia (2018)

General Description

O Thought Control Questionnaire-Insomnia Revised (TCQI-R) é um instrumento de autorrelato que visa avaliar estratégias que os indivíduos utilizam para lidar com pensamentos indesejados à noite e que perturbam o sono. É uma escala constituída por 35 itens em formato de Likert e que na versão original se divide em 6 subescalas: distração cognitiva, supressão agressiva, reavaliação, preocupação, distração comportamental e evitamento social.

References
  • Ree, M., Harvey, A., Blake, R., Tang, N., & Shawe-Taylor, M. (2005). Attempts to control unwanted thoughts in the night: Development of the thought control questionnaire-insomnia revised (TCQI-R). Behaviour Research and Therapy, 43(8), 985–998. doi:10.1016/j.brat.2004.07.003

Marques, D., Nóbrega, C., & Correia, A. L. (2018) Questionário de Controlo do Pensamento na Insónia – Revisto (Thought Control Questionnaire-insomnia Revised – TCQI-R). Aveiro: Universidade de Aveiro.

Nóbrega, C. (2019). Adaptação portuguesa do Thought Control Questionnaire Insomnia-Revised (TCQI-R). Dissertação de Mestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica. Aveiro, Universidade de Aveiro.

Daniel Ruivo Marques – drmarques@ua.pt