Cognitive Emotion Regulation Questionnaire (CERQ)
Questionário de Regulação Emocional Cognitiva
Original VersionGarnefski, Kraaij, & Spinhoven (2001)
Portuguese VersionMatos, Antunes, Salvador, Pinheiro, & Costa (2019)
General DescriptionO Questionário de Regulação Emocional Cognitiva (Cognitive Emotion Regulation Questionnaire – CERQ; Garnefski, Kraaij, & Spinhoven, 2001) é um questionário de autorresposta que pode ser administrado a partir dos 12 anos de idade, permitindo avaliar as estratégias cognitivas de regulação emocional usadas pelos sujeitos com o objetivo de regular as suas emoções perante acontecimentos de vida negativos.
O CERQ é constituído por 36 itens que são avaliados numa escala de resposta tipo Likert, variando entre 1 (quase nunca) e 5 (quase sempre). O total da subescala é calculado a partir do somatório da pontuação dos itens pertencentes à subescala. Quanto mais elevado for o valor numa subescala, maior é o recurso à estratégia correspondente.
Numa amostra de 2338 adolescentes portugueses (1461 do género feminino e 877 do género masculino), com idades entre os 12 e os 17 anos (M = 13.94; DP = .928), encontrou-se, com uma ACP com rotação varimax, uma solução de quatro componentes que possibilita a divisão entre estratégias mais ou menos adaptativas, orientadas para o outro, para o sujeito ou para o acontecimento, que explicou um total de 52.225% da variância.
O componente 1 corresponde às estratégias teoricamente mais adaptativas orientadas para a relação entre o sujeito e o acontecimento, isto é, foca-se nas estratégias implementadas pelo sujeito perante o acontecimento negativo,
envolvendo algum tipo de planeamento ou ação, procurando mudar, aceitar e/ou aprender com a situação, de uma forma teoricamente mais adaptativa. Engloba um total de 13 itens.
O componente 2, relacionado com as estratégias teoricamente menos adaptativas orientadas para o sujeito, é constituído por um total de 13 itens, envolvendo estratégias de autocrítica, ruminação e catastrofização.
O componente 3 engloba estratégias teoricamente mais adaptativas orientadas para o acontecimento. Com um total de 5 itens, este componente conjuga estratégias que se focam na avaliação ou comparação do acontecimento, procurando analisar a sua relatividade ou significados positivos associados à situação.
O componente 4 envolve as estratégias teoricamente menos adaptativas orientadas para o outro, sendo constituído pelos 4 itens originais da subescala culpar o outro.
Os alfas de Cronbach revelaram uma consistência interna adequada nos quatro componentes (entre .753 no fator 4 e .909 no fator 1).
Garnefski, N., Kraaij, V., & Spinhoven, P. (2001). Negative life events, cognitive emotion regulation and emotional problems. Personality and Individual Differences, 30(8), 1311-1327.
Matos, A.P., Antunes, J., Salvador, M.C., Pinheiro, M.R. & Costa, J.J. (2019). Estudo da estrutura fatorial do Cognitive Emotion Regulation Questionnaire (CERQ) em adolescentes portugueses. Diagnóstico e Avaliação Psicológica: Atas do 10º Congresso da AIDAP/AIDEP, pp 233-249. Coimbra: Associação Ibero-Americana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica.
Ana Paula Matos – apmatos@fpce.uc.pt