Escala das Funções da Utilização da Internet (EFUInt)

Title of the Portuguese Version

Escala das Funções da Utilização da Internet (EFUInt)

Original Version

Matos, Costa, & Arteiro (2019)

General Description

A Escala das Funções da Utilização da Internet (EFUInt) é uma escala desenvolvida para perceber de que forma as pessoas se autorregulam emocionalmente através

da Internet e as funções psicológicas que esta ferramenta pode desempenhar, à luz da Teoria das Mentalidades Sociais e dos Sistemas de Regulação de Afeto (Gilbert, 1989, 2000, 2014).

A EFUInt é um instrumento composto por 49 itens, com uma escala de 5 possibilidades de resposta (1= Quase Nunca; 2= Raramente; 3= Algumas vezes; 4= A maior parte das vezes; 5= Quase Sempre). A cotação desta escala é conseguida pela soma das pontuações em cada fator dividida pelo seu número de itens para que os valores obtidos pelos sujeitos nos diferentes fatores sejam comparáveis.

A EFUInt é constituída por 49 itens de autorresposta, classificados através de uma escala do tipo Likert, de cinco pontos (1= Quase Nunca; 2= Raramente; 3= Algumas vezes; 4= A maior parte das vezes; 5= Quase Sempre).

Numa amostra de 400 adultos, 185 do género masculino (46.2 %) e 215 do género feminino (53.8 %), com idades compreendidas entre os 20 e 59 anos, uma Análise Fatorial Exploratória (AFE) revelou um modelo de sete fatores.

A solução de sete fatores explica um total de 67.71% da variância total, sendo a contribuição mais alta de 41.04% (para o fator Controlo) e a mais baixa de 2.38% (para o fator Procura Social).

O fator 1 foi denominado de Controlo. É composto por itens que refletem o uso da Internet como uma estratégia para

tentar obter maior dominância, seja na vida dos sujeitos de modo geral (ex., Item 1), nas suas emoções (ex., Item 2) ou

nos seus comportamentos (ex., Item 8).

O fator número 2 denomina-se de Autocuidado, por estar ligado a sensações de segurança, prazer e satisfação individuais.

O fator 3 foi designado como Compensação e é caracterizado por itens que revelam o uso da Internet como uma estratégia de coping para lidar com situações, cognições ou emoções negativas. Assim, a Internet acaba por ser uma estratégia de regulação emocional compensatória, seja para bloquear (ex., Item 25), neutralizar (ex., Item 18) ou encontrar formas de lidar com alguma situação (ex., Item 23).

O fator 4 foi nomeado de Competição. Este traduz a necessidade de rivalizar com os outros ou consigo mesmo através da Internet.

Ao fator 5 foi atribuído o nome de Autorrealização. Nele estão presentes itens que descrevem a Internet como

estratégia para alcançar algo importante, nomeadamente, realizar o trabalho de forma mais rápida, gerir recursos

pessoais ou procurar serviços.

O fator 6 foi denominado de Evitamento. Os itens que compõem este fator traduzem a procrastinação (ex., Item 41) ou o adiamento direto de tarefas e situações difíceis através da Internet (ex., Item 40).

Ao fator 7 foi atribuído o nome de Procura Social, por caracterizar a Internet como um meio para alcançar um maior nível de sociabilidade ou procurar recursos sociais. Prestação de Cuidados por implicar o cuidado com o próprio.

Ao sistema de drive, associam-se claramente o fator 5 (Autorrealização) e o fator 7 (Procura Social), por representarem a busca de recursos através da Internet. Este último fator (fator 7) associa-se, ainda, às mentalidades sociais Sexual (itens que refletem a Internet como modo de procurar parceiro) e Procura de cuidados (itens que refletem a Internet como meio de desenvolver relações com os outros). À mentalidade social Competição está associado o fator 4 (Competição) por refletir a Internet como um meio para a competição direta.

A escala apresenta valores de alfa de Cronbach indicativos de uma boa consistência interna em todos os fatores (α > .80) (Pallant, 2011).

References
  • Matos, A.P., Costa, J.J., Arteiro, R. (2019). Estudo preliminar da Escala das Funções da Utilização da Internet (EFUInt). Diagnóstico e Avaliação Psicológica: Atas do 10º Congresso da AIDAP/AIDEP, pp 156-176. Coimbra: Associação Ibero-Americana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica.

Contacts

Ana Paula Matos – apmatos@fpce.uc.pt