Media and Technology Usage and Attitudes Scale (MTUAS)

Title of the Portuguese Version

Escala de Uso e Atitudes face às TIC e aos Media Sociais – versão portuguesa para adultos

Original Version

Rosen, Whaling, Carrier, Cheever, & Rokkum (2013)

Portuguese Version

Costa, Matos, Salvador, Vale-Dias, Castilho, Pinheiro, Zenha-Rela & Antunes (2019)

General Description

A Media and Technology Usage and Attitudes Scale (MTUAS, de Rosen, Whaling, Carrier, Cheever & Rokkum, 2013) pretende medir a utilização e as atitudes face às TIC e aos media sociais. Contém 68 itens relativos a atividades (utilização do e-mail, mensagens de texto e uso de telemóvel, visualização e partilha de conteúdos, procura de informação, jogo online, uso do Facebook e outras redes sociais) e 18 itens que se centram sobre atitudes positivas e negativas, ansiedade e dependência e preferência pelo multitasking.

Na sequência de estudos de adaptação da MTUAS para os adolescentes portugueses (MTUAS-PY, Costa, Matos, Pinheiro, Salvador, Vale-Dias, & Zenha-Rela, 2016) e sobre avaliação da ansiedade e dependência face às TIC e aos media sociais (Matos, Costa, Pinheiro, Salvador, Vale-Dias, & Zenha-Rela, 2016), construi-se uma versão para adultos da MTUAS – a Media and Technology Usage and Attitudes Scale for Portuguese Adults (MTUAS-PA) (Costa, Matos, Salvador, Vale-Dias,  Castilho, Pinheiro, Zenha-Rela & Antunes, 2019)

Efetuou-se uma análise fatorial exploratória para identificar a estrutura subjacente, tendo-se obtido cinco factores.

O fator 1 (Ansiedade e dependência) tem a percentagem de variância explicada mais elevada (24.27%) e o fator 5 (Atitude positiva) a mais baixa (7.29%). O fator 2 (Preferência pelo multitasking) tem 4 itens e que os outros incluem três.

Os valores do Alfa de Cronbach dos diferentes fatores oscilam entre .67 (para a Atitude negativa) e .85 (para a Preferência pelo multitasking) sendo o valor do fator 3 (Atitude negativa) considerado medíocre e todos os outros bons.

References
  • Rosen, L., Whaling, K., Carrier, L., Cheever, N., & Rokkum, J. (2013). The Media and Technology Usage and Attitudes Scale: An empirical investigation. Computers in Human Behavior, 29, 2501-2511. doi:10.1016/j.chb.2013.06.006

    Costa, JJ., Matos, A.P., Salvador, M.C., Vale-Dias, M.L.,  Castilho, P., Pinheiro, M.R., Zenha-Rela, M. & Antunes, J. (2019). MTUAS-PA: Adaptação da Escala de Uso e Atitudes face às TIC e aos Media Sociais para adultos portugueses. Diagnóstico e Avaliação Psicológica: Atas do 10º Congresso da AIDAP/AIDEP, pp 118-139. Coimbra: Associação Ibero-Americana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica.

Contacts

José Joaquim Costa – jjcosta@fpce.uc.pt